01-home

 

"Para que os bebês se tornem adultos saudáveis, indivíduos independentes, mas socialmente preocupados, é preciso de que lhes seja dado um bom princípio, que está assegurado, na natureza, pela existência de um vínculo entre mãe e o seu bebê: 
o amor é o nome deste vínculo". 
D. W. Winnicott


 

Esse trabalho surgiu a partir da observação e constatação de questões que frequentemente envolvem os pais – especialmente as mães – em relação à concepção, gestação e nascimento do bebê e as dúvidas que surgem a partir desse momento.

 

POSSIBILIDADES DE TRABALHO:

 

 

Voltado para pais, realizados por volta do 7º mês de gestação, em apenas um encontro com duração média de 2 horas. 
São realizadas orientações em relação aos cuidados que deverão proporcionar ao bebê que irá nascer - ou que já tenha nascido - a fim de promover sua saúde psíquica.
São orientações voltadas ao aleitamento, formas de segurar o bebê, dar banho, sono, retorno ao trabalho, desmame, massagem, enfim tudo o que o “universo bebê” requer, baseado no desenvolvimento psíquico e da coordenação motora da criança.
Nos cursos individuais é possível focar no que o casal deseja aprender ou discutir.
O que observo com esse trabalho, é a segurança que pais ( principalmente as mães ) adquirem para cuidar de seus bebês, baseado não só no que  já conhecem intuitivamente, mas também no que é esperado e adequado ao tempo de vida do seu filho. É um modo de prevenir problemas psíquicos, promover a saúde física e  emocional da criança, além de proporcionar segurança e tranquilidade aos pais.
A ideia é capacitar os pais, principalmente as mães, para que se sintam seguros e em condições de desempenhar naturalmente e da melhor forma possível e com serenidade o que elas já sabem, além de acolher suas dificuldades e desmistificar as suas dúvidas.
As pessoas têm muitas dúvidas a respeito dos bebês, principalmente após o seu nascimento. São incertezas comumente relacionadas a situações práticas voltadas aos cuidados que deverão prestar a esse ser tão frágil e dependente e ao mesmo tempo tão complexo, capaz de mobilizar questões profundas e inconscientes, que podem causar angústia, ansiedade, depressão, entre tantos outros sintomas .
Cada bebê é um ser único, assim como cada mãe e cada pai são unicos na relação com cada bebê, mesmo que tenham inúmeros filhos.
Esse trabalho também pode ser realizado nos casos de gestações múltiplas e adoção.
 
Sabemos que esse período inicial, é bastante atribulado e angustiante, chegando até ser caótico. A chegada em casa, após o nascimento ou adoção, parece ser o momento mais difícil para os pais. Esse trabalho tem como objetivo, tranquilizar o pais e orientá-los em relação ao manejo ( amamentação, sono, cuidados em geral, cólicas, entre outras tantas questões) com o bebê após o nascimento ou processo de adoção.
Normalmente os atendimentos são realizados em domicílio ou conforme necessidade da família.
Esse curso não tem o objetivo de ensinar trocar fraldas, trocar roupa do, entre outros cuidados com os bebê que são ensinados na maternidade.

 

‚ÄčPodem ser realizados individualmente ou em  grupo, em bonecas ou com a presença do bebê;

 

Esse trabalho, permite acolher e orientar os pais, no que diz respeito ao manejo com os filhos.
Muitos pais, em algum momento, apresentam dúvidas ou questões relacionadas a vários assuntos em relação à educação dos filhos.
Neste trabalho, vários assuntos podem ser abordados,  como por exemplo, birras, brigas entre irmãos, limites, desmame, desfralde, uso de chupeta, sono da criança, vida escolar, choro, medos, enfim qualquer assunto que esteja realcionado ao desenvolvimento e dia a dia das crianças.. 
Muitas vezes, apenas uma sessão de orientação, pode ser suficiente para a compreensão do quadro que a criança apresenta, sem que haja necessidade de encaminhamento da criança para avaliação psicológica ou psicoterapia.

 

 

ATENDIMENTOS SÃO REALIZADOS EM CONSULTÓRIO, MAS DEPEDENDO O CASO, PODEM SER REALIZADOS À DOMICILIO, OU ONLINE ( VIA SKYPE OU FACETIME )