01-home

- COMO É REALIZADO O CURSO DE ORIENTAÇÃO PARA A CHEGADA DO BEBÊ?

Tenho como padrão, para as gestantes, uma sessão onde falamos muitas coisas sobre os cuidados com o bebê, que tem como objetivo proporcionar conhecimento às mães. São informações relacionadas aos cuidados com o bebê, considerando seu desenvolvimento psiquico e da coordenação motora. Falamos sobre questões práticas, muito preciosas para as mães e seus bebês. Abordamos questões sobre amamentação, formas de segurar o bebê, sono, prevenção de cólícas, massagem, enfim tudo o que estiver relacionado ao bebê, sempre focando no que for mais importante para cada mãe individualmente.

A intenção é lhes proporcionar segurança em relação à maternidade, capaz de facilitar bastante a relação com o bebê que está para chegar ou que até já tenha chegado.

O objetivo dessa sessão, é capacitar as mães para que possam favorecer um bom desenvolvimento aos seus bebês, promovendo a saúde física e psiquica desses através dos cuidados prestados.

O atendimento pode ser feito em consultório ou na residência do paciente, de acordo com a necessidade de cada caso.

 

- QUANTO TEMPO DEMORA? 

Para os casos de orientação para a chegada do bebê, o trabalho dura em torno de duas horas, realizado em uma única sessão, que pode ser feita tanto em meu consultorio, quanto na residência da paciente.
Como o trabalho é adequado a cada caso, posso me adequar perfeitamente à cada caso e necessidade individual. Entretanto isso depende de cada paciente.

 

- ESTE TRABALHO DE ORIENTAÇÃO PARA A CHEGADA DO BEBÊ É TERAPIA OU ANÁLISE?

Não. Entretanto, apesar de não ter essa proposta, o trabalho pode ter efeitos terapêuticos.
Tem como objetivo acolher as dúvidas e as eventuais inseguranças das mães no lidar com seus bebês e, em função disso, fornecer-lhes orientação sobre o modo de segurar, amamentar, dar banho, embalar, entre outros cuidados, de acordo com o desenvolvimento psíquico e da coordenação motora do bebê.

Nos casos, onde a procura não esseja relacionada aos cuidados com o bebê, mas sim em relação às questões individuais da mãe ou até mesmo do pai, será necessária uma sessão para avaliação inicial, para posteriormente realizarmos um trabalho.

 

- NÃO PRECISO SOMENTE DE ORIENTAÇÃO, PRECISO SER ACOMPANHADA POR UM PROFISSIONAL

Eu tenho um trabalho de orientação, mas minha formação é como psicóloga e psicanalista, portanto atuo na área clínica de crianças e adultos desde que me formei. Atualmente atendo apenas adultos em psicoterapia.

 

- QUANDO DEVO PROCURAR ESSA ORIENTAÇÃO PARA CUIDADOS COM O BEBÊ?


Não é necessário esperar o bebê nascer para buscá-la, pois é possível iniciar este trabalho ainda na gestação. Havendo necessidade, ele poderá ser retomado após o nascimento do bebê.
 

-  MEU MARIDO FAZ QUESTÃO DE PARTICIPAR. O QUE DEVO FAZER?
 

É muito rica e importante a participação dele neste trabalho. A presença do pai é também muito importante para a discussão  sobre seu papel na relação com o bebê e os cuidados que pode realizar com ele.

 

-  PRETENDO ADOTAR UMA CRIANÇA. POSSO PARTICIPAR DESTE TRABALHO?
 

Sim. O processo de adoção é semelhante a uma gestação e também requer preparo e adaptação para a chegada do bebê. É possível também realizar o trabalho a partir da chegada dele.

 

- E NAS GESTAÇÕES MÚLTIPLAS, COMO O TRABALHO É REALIZADO?
 

Da mesma forma que é feito durante a gestação de um só bebê. Independentemente do número de bebês, o trabalho é sempre voltado para as questões individuais, sejam elas do bebê(s) ou da família. As informações fornecidas serão adaptadas aos cuidados de todos os bebês envolvidos na relação com a mãe ou com quem a substitua.

 

- QUANDO É RECOMENDADA A MASSAGEM DE BEBÊS?
 
É importante ressaltar que eu vejo a massagem como um instrumento, que poderá contribuir muito para o desenvolvimento e a relação com o bebê. 
Embora ela traga inúmeros benefícios, caso não seja realizada de acordo com as orientações e princípios baseados no desenvolvimento psíquico e da coordenação motor, ela pode até deixar de ser boa e até se tornar invasiva.
A massagem pode ser feita desde o nascimento do bebê, entretanto deve ser muito bem orientada, pois cada fase em que se encontra o bebê, necessita de um tipo de orientação específica, para que se possa aproveitar de todos os benefícios por ela proporcionados.
 

- ACHO QUE ESTOU COM DEPRESSÃO, COMO POSSO TER CERTEZA? 

Depressão é uma doença séria que incapacita muito as pessoas, no entanto é preciso ser muito bem diagnosticada.                                                                                                                                                           

A melhor forma de se certificar disso é marcar uma sessão diagnóstica. Só assim será possível sabermos  ao certo do que se trata e a partir disso, pensarmos em um tratamento. 

 

EU E MEU MARIDO PRETENDEMOS ADOTAR UMA CRIANÇA MAS ESTAMOS MEIO CONFUSOS EM RELAÇÃO A ISSO. O QUE DEVEMOS FAZER?

O processo de adoção requer cuidado e orientação, para que os pais sintam-se seguros em relação a isso. Convém buscar ajuda profissional, a fim de minimizar as angústias e também preparar os pais para o processo.